GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

A gestão de universidades está no DNA da nossa equipe, pois foi por meio deste segmento que iniciamos a nossa trajetória vitoriosa de desenvolvimento de soluções computacionais para o mercado educacional.

A larga experiência do nosso time, somada ao estudo constante das tendências do mercado em que atuamos e à observação precisa dos feedbacks que recebemos dos nossos usuários, faz com que nossas soluções se encaixem de forma precisa no desenvolvimento de instituições de ensino superior de sucesso.

Os controles permitem uma gestão moderna e capaz de integrar processos, equipes e organismos produtivos dentro da comunidade acadêmica, formando uma sinergia operacional eficiente, o que promove também uma gestão de alta performance.

O modelo comercial adotado pela Plataforma E-ORBIT permite que sua contratação se dê por meio de módulos. Desta forma, abre-se a possibilidade às instituições de qualquer porte de adotarem técnicas e ferramentas profissionais em sua gestão, promovendo, desta forma, o desenvolvimento da sua instituição de ensino.

 

MÓDULOS BÁSICOS

Os módulos básicos compreendem os controles da Secretaria Acadêmica e Gestão Financeira. Assim, tem-se uma base de dados unificada, com recursos dos dois setores consumindo as mesmas informações, gerando a unicidade de dados necessária e permitindo que outros módulos acessem informações confiáveis para os seus trabalhos.

Nos controles da Secretaria estão os cursos, matrizes, turmas, horários e diversos outros componentes que servem de suporte ao controle das informações acadêmicas e financeiras. A partir da matrícula do aluno, o contrato é gerado automaticamente e os controles financeiros baseiam-se nestes parâmetros para executar a cobrança das mensalidades.

Também partem dos controles da secretaria os recursos do Diário Eletrônico, ambiente operado pelos professores onde são registradas frequência, avaliações preliminares e notas. Ao professor também é disponibilizado um espaço de interação com seus alunos, onde é postado material digital em texto ou vídeo e são promovidos debates sobre os temas tratados em sala de aula. Neste ambiente, todos os debates e documentos formam um histórico que pode ser revisitado pelo aluno a qualquer momento.

Aos coordenadores estão disponíveis relatórios das atividades desenvolvidas pelos professores e alunos, além de ferramentas que permitem o levantamento de dados e a comunicação dinâmica com todas as pessoas e departamentos ligados ao seu curso. Tais recursos servem de suporte ao planejamento e gestão das atividades acadêmicas.

Recursos pedagógicos, administrativos e financeiros estão disponíveis aos alunos por meio de um ambiente próprio onde se pode acessar: boletos bancários, relatórios financeiros, frequência, pesquisas bibliográficas, reserva de obras, atendimento online e interação com seus professores e colegas. É neste espaço também que ocorre o processo de renovação online de matrícula.

 

GESTÃO FINANCEIRA

DE ALTA PERFORMANCE

A gestão financeira de uma instituição de ensino superior é um desafio muito grande para seus administradores. Com os recursos disponíveis na Plataforma E-ORBIT, todo o processo de pagamento é facilitado: boletos bancários são gerados e entregues online e o recebimento destas faturas pode ocorrer na central de atendimento ao aluno ou por compensação bancária, tudo sendo consolidado em um fluxo de caixa. Recursos como cobrança automática de dívidas, negociação de débitos e controle de contas geram uma eficiência produtiva que promove maior controle financeiro do negócio e permite que a gestão institucional passe a pensar de forma mais estratégica que operacional.

São disponibilizados na plataforma, ainda, inúmeros relatórios e indicadores que permitem uma análise rápida e precisa da situação financeira por completo ou de forma localizada – em um determinado curso, por exemplo.

ESCALABILIDADE – MÓDULOS ACESSÓRIOS

Os módulos acessórios podem ser anexados ao seu sistema de gestão a qualquer instante. Com este modelo, é possível que uma instituição contrate primeiramente os módulos básicos e, posteriormente, aprimore a sua gestão com novos recursos, integrando-os aos trabalhos já realizados.

Processo Seletivo: Sistema completo para gestão de vestibulares, tanto no modelo convencional como no agendado. Controla inscrições, cobrança de taxas, listas de sala e leitura de cartões-resposta para geração de resultados. Além disso, envia para a Secretaria Acadêmica a listagem final de aprovados para matrícula, além de gerar diversos relatórios de gestão.

Secretaria Digital: Gestão eletrônica de documentos acadêmicos com base nas diretrizes da portaria 1224 do MEC. Traz toda a tabela de classificação de documentos e controla a temporalidade de acordo com as regras estabelecidas. Permite a visualização online, download e impressão de todos os documentos. Registra, além dos documentos eletrônicos, a localização dos documentos analógicos.

Biblioteca: Controla toda a gestão do acervo bibliográfico e periódicos da instituição. Permite a parametrização de regras de empréstimo e a classificação de obras por meio de protocolos próprios da biblioteconomia. Registra empréstimos, reservas e renovações e emite comprovantes dessas operações. Cobra multa por devoluções em atraso, gera listas de compras e emite inventário do acervo e inúmeros relatórios administrativos.

Avaliação Institucional: Os recursos disponíveis neste módulo permitem que a comissão de avaliação promova o levantamento dinâmico de dados junto à comunidade acadêmica e realize sua compilação automática. As pesquisas de opinião ocorrem de forma setorizada por meio de questionários eletrônicos que são apresentados a alunos, professores e funcionários em seus ambientes de trabalho. Os dados coletados formam relatórios analíticos e gráficos que compõem o relatório final elaborado pelos membros da comissão.

Gestão de Provas: Conjunto de soluções que permite a criação de um banco de questões objetivas e a elaboração de provas. As avaliações podem ser preparadas de forma direta ou por sorteio e a impressão de provas pode ocorrer de forma identificada, trazendo o nome de cada aluno.

Almoxarifado: Solução para gestão de estoque de produtos e sua distribuição entre os setores por meio de solicitação online. Controla estoque mínimo e ponto de pedido, emite relatórios de consumo por item e gera inventário.

Patrimônio: Módulo que auxilia a gestão patrimonial da instituição. Controla os itens cadastrados desde a sua entrada, movimentações internas, saídas para manutenção, além de gerar termos de responsabilidade aos chefes de setores. Permite ainda auditoria patrimonial, monitoramento da depreciação dos bens e registro de baixas com fotografias do estado final dos objetos.