Mapeamento realizado pela Universidade Braz Cubas apresenta 40 habilidades e competências necessárias ao aumento da empregabilidade. Capacidade para solucionar problemas; habilidade para trabalhar em grupo; facilidade de comunicação; pensamento crítico; criatividade; iniciativa; liderança; inteligência emocional e capacidade de negociação foram apontados como altamente desejáveis pelo estudo que ouviu empresários de médio e grande porte.

Baseando-se nos dados do estudo a universidade adotou uma metodologia inovadora para o seu novo curso de Administração, sem disciplinas ou currículo preestabelecido. Optou-se por blocos temáticos, como Criar uma empresa e Gerir pessoas, além de outros voltados a estimular as competências e habilidades apontadas no mapeamento.

A denominada Educação para desenvolver competências é certamente a vertente do mercado educacional a ser estudada por instituições que interessam em inovar no processo de formação, pois em um mercado dinâmico, em que a cada instante são demandados perfis profissionais diferentes não faz sentido que a formação permaneça engessada em processos concebidos antes mesmo do advento da internet e da interconexão operacional maciça que experimentamos nos dias atuais.

Bismak Rodrigues
Entre em contato: bismak@lifesistemas.com.br

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia