Engajamento

Um dos fatores de maior relevância na estratégia para retenção de alunos é o engajamento, esta questão deve envolver toda a comunidade escolar e promover um ambiente produtivo sob o ponto de vista pedagógico e administrativo.

Realizar atividades de integração interna dentro dos cursos e entre cursos, além de promover espaços físicos e virtuais capazes de proporcionar o envolvimento da comunidade escolar em questões sociais, de atendimento ao público e o contato dos alunos com situações reais da área em que escolheu como profissão são algumas das ações que certamente têm condições de promover tal engajamento.

Nos dias atuais, a disponibilização de ferramentas digitais voltadas ao atendimento do mesmo perfil de interação se apresenta como solução válida e eficiente neste processo. O que busca-se com isso é fortalecer as relações entre as pessoas e destas com a instituição, e ao passar um certo tempo é natural que se desenvolva no aluno, o sentimento de pertencimento a um grupo, desta forma, as relações se tornam mais difíceis de quebrar, o que inibe iniciativas de afastamento como transferência, desistência etc.

Aproximação instituição/aluno

É fundamental que a instituição faça-se perceber como uma parceira do aluno em seu processo de formação, alguém em que ele possa confiar em todos os momentos, sobretudo em situações mais complicadas, como dificuldades em pagar suas mensalidades, por exemplo. Neste contexto uma ação pro ativa de identificação desses alunos e a procura por parte da instituição para resolver os problemas de atrasos é muito importante.

A gestão financeira deve ter um modelo de trabalho diferenciado com alunos que atrasam as mensalidades reiteradamente, neste caso, apenas enviar cobrança é algo trivial  que não irá resolver a situação. Espera-se  da gestão um posicionamento de busca desses alunos para uma conversa com o objetivo de que seja encontrada uma solução que o permita continuar seus estudos, e que satisfaça o caixa da instituição.

Bismak Rodrigues
Entre em contato: bismak@lifesistemas.com.br

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia